A turma do 1° ano da Escola Municipal Madre Teresa possui 22 alunos, sendo
13 meninas e 9 meninos. Os alunos são bem agitados e conversam o tempo todo, mas também fazem
muitas perguntas referentes as questões da aula. Os alunos são bem dependentes
da professora e pedem para que ela olhe os seus cadernos, eles sentem-se
inseguros se a professora não revisa o caderno. Os alunos sentam em fileiras. A
sala é muito pequena para a quantidade de alunos e o espaço entre a filas é
restrito. No fundo da sala tem uma prateleira com jogos e livros didáticos e ao
lado uma mesa com o cantinho da leitura,dois banheiros e uma pia com dois
lavatórios e um ar condicionado. A sala é compartilhada com outra turma no
turno da manhã, sendo assim cada professora possui o seu armário.
Conforme Jolibert (2006), o espaço da sala de aula
deve ser uma ambiente agradável e estimulante para a aprendizagem dos alunos,
por isso precisa ser organizada de acordo com o espaço disponível, mas de forma
que contemple as necessidade da turma.
Quanto aos recursos pedagógicos, há na sala dois
tipos diferentes de alfabetos, um deles tem os quatro tipos de letras com
imagem e a palavra em letra bastão e cursiva. No outro alfabeto consta apenas a
letra em formato bastão com a imagem e a palavra escrita em letra bastão.
Além dos alfabetos, junto a parede, há também um
cartaz com as famílias silábicas do “A ou Z”, consta a família silábica da terminação
“ÃO”, mas não inclui as letras “K,W e Y”. Na mesma parede está disposto um
painel com os combinados da turma, um semáforo do comportamento e um varal com
plaquinhas de numerais de zero a nove.
Nessas plaquinhas consta o número e desenhos representando as quantidades. Jolibert (2006,p.23) destacam a importância de uma “[...]sala de aula onde as paredes são espaços funcionais a serviço da expressão e das aprendizagens, sempre em curso de evolução e transformação.” É de extrema importância que as paredes da sala também tenha espaço destinado para produções dos alunos, servindo de mural para a exposição das produções dos alunos.
Nessas plaquinhas consta o número e desenhos representando as quantidades. Jolibert (2006,p.23) destacam a importância de uma “[...]sala de aula onde as paredes são espaços funcionais a serviço da expressão e das aprendizagens, sempre em curso de evolução e transformação.” É de extrema importância que as paredes da sala também tenha espaço destinado para produções dos alunos, servindo de mural para a exposição das produções dos alunos.
Numa das aulas observadas, a professora iniciou a
aula apresentando algumas letras do alfabeto. Nesse dia já estavam na letra
“M” e ela explorou até a letra “Z”.
Durante a escrita das letras no quadro, a professora ensinou o movimento que os
alunos deveriam fazer para escrever cada letra bastão e também ensinou o som
que cada letra faz ao ser oralizada. Durante a escrita das palavras no quadro,
a professora mostrou as duas palavras que tinha nos dois alfabetos da sala e
depois perguntou para os alunos que outra palavra poderia ser escrita com cada
uma das letras. Após apresentar as letras a professora entregou uma atividade
com o pontilhado para sublinhar a letra A.
Em relação a merenda escolar, é servida no corredor
e os alunos comem na sala. Antes da merenda todos os alunos lavam as mãos e
fazem um agradecimento. Após a merenda, a professora canta para acalmar os
alunos.
Referências
JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
A sala de aula rica em materiais auxilia os alunos no processo de alfabetização, desde que sejam explorados.
ResponderExcluirA sala de aula rica em materiais auxilia os alunos no processo de alfabetização, desde que sejam explorados.
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