segunda-feira, 3 de abril de 2017

Conhecendo a sala e a turma do 1° ano



A turma do 1° ano da Escola  Municipal Madre Teresa possui 22 alunos, sendo 13 meninas e 9 meninos. Os alunos são bem agitados e  conversam o tempo todo, mas também fazem muitas perguntas referentes as questões da aula. Os alunos são bem dependentes da professora e pedem para que ela olhe os seus cadernos, eles sentem-se inseguros se a professora não revisa o caderno. Os alunos sentam em fileiras. A sala é muito pequena para a quantidade de alunos e o espaço entre a filas é restrito. No fundo da sala tem uma prateleira com jogos e livros didáticos e ao lado uma mesa com o cantinho da leitura,dois banheiros e uma pia com dois lavatórios e um ar condicionado. A sala é compartilhada com outra turma no turno da manhã, sendo assim cada professora possui o seu armário.






Conforme Jolibert (2006), o espaço da sala de aula deve ser uma ambiente agradável e estimulante para a aprendizagem dos alunos, por isso precisa ser organizada de acordo com o espaço disponível, mas de forma que contemple as necessidade da turma.
Quanto aos recursos pedagógicos, há na sala dois tipos diferentes de alfabetos, um deles tem os quatro tipos de letras com imagem e a palavra em letra bastão e cursiva. No outro alfabeto consta apenas a letra em formato bastão com a imagem e a palavra escrita em letra bastão.






Além dos alfabetos, junto a parede, há também um cartaz com as famílias silábicas do “A ou Z”, consta a família silábica da terminação “ÃO”, mas não inclui as letras “K,W e Y”. Na mesma parede está disposto um painel com os combinados da turma, um semáforo do comportamento e um varal com plaquinhas de numerais de zero a nove. 







Nessas plaquinhas consta o número e desenhos representando as quantidades. Jolibert (2006,p.23) destacam a importância de uma “[...]sala de aula onde as paredes são espaços funcionais a serviço da expressão e das aprendizagens, sempre em curso de evolução e transformação.” É de extrema importância que as paredes da sala também tenha espaço destinado para produções dos alunos, servindo de mural para a exposição das produções dos alunos.
Numa das aulas observadas, a professora iniciou a aula apresentando algumas letras do alfabeto. Nesse dia já estavam na letra “M”  e ela explorou até a letra “Z”. Durante a escrita das letras no quadro, a professora ensinou o movimento que os alunos deveriam fazer para escrever cada letra bastão e também ensinou o som que cada letra faz ao ser oralizada. Durante a escrita das palavras no quadro, a professora mostrou as duas palavras que tinha nos dois alfabetos da sala e depois perguntou para os alunos que outra palavra poderia ser escrita com cada uma das letras. Após apresentar as letras a professora entregou uma atividade com o pontilhado para sublinhar a letra A.
Em relação a merenda escolar, é servida no corredor e os alunos comem na sala. Antes da merenda todos os alunos lavam as mãos e fazem um agradecimento. Após a merenda, a professora canta para acalmar os alunos.


Referências
JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.

2 comentários:

  1. A sala de aula rica em materiais auxilia os alunos no processo de alfabetização, desde que sejam explorados.

    ResponderExcluir
  2. A sala de aula rica em materiais auxilia os alunos no processo de alfabetização, desde que sejam explorados.

    ResponderExcluir