segunda-feira, 13 de março de 2017

Alfabetização, Letramento e Cultura Escrita


Conceitos Alfabetização, Letramento e Cultura Escrita

Alfabetização
Alfabetização é o processo em que a criança passa para a aquisição e aprendizagem da leitura e da escrita. Ferreiro apud (2006) define a alfabetização como sendo uma trama de práticas voltadas a leitura e a escrita e afirma que essa não é uma tarefa para a criança cumprir em uma ano, mas ao longo da escolaridade, para que possa ler e escrever.  Piccolli e Camini (2012) destacam que os trabalhos ligados a alfabetização da leitura e da escrita ultrapassam os anos iniciais e que são responsabilidade dos professores de todas as áreas do  conhecimento.

Letramento
Podemos considerar letradas todas as pessoas que tem contato com o letramento no seu dia a dia, sendo ela alfabetizada ou não. De acordo com Piccolli e Camini (2012) o letramento envolve as funções da língua escrita e o impacto na vida social de todos os sujeitos, dessa forma o letramento ultrapassa a perspectiva escolar, pois o letramento faz parte dos espaços os quais os sujeitos circulam.

Cultura Escrita
A cultura escrita está no cotidiano de todos nós, são os materiais que constituem o mundo letrado. A criança que tem acesso a esses materiais escritos já está inserida nessa cultura escrita, mesmo que ela ainda não seja alfabetizada. ela
Diante das leituras é possível constatar que os termos alfabetização e letramento devem andar juntos e se complementarem para que se tenha uma aprendizagem com sentido. Para alfabetizar na perspectiva do letramento é preciso que os professores façam um planejamento diferenciado propiciando diversos gêneros para que a criança descubra o mundo em sua volta e perceba a importância da aprendizagem da leitura e da escrita.

Referências

PICCOLI, Luciana; Camini, Patrícia. Práticas pedagógicas em ALFABETIZAÇÃO: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

Um comentário:

  1. Assim, uma proposta de alfabetização orientada pelos princípios da aquisição da escrita, necessita instigar os alunos, por meio de atividades que valorizam a cultura escrita, possibilitem a apropriação do sistema de escrita; leitura; produção de textos escritos; desenvolvimento da oralidade.

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