Mapeamento
dos alunos do 1°ano do Ensino Fundamental
Ø Alunos em nível de escrita silábico
alfabético
Â- A aluna é muito falante e interage bem
com os colegas, encontra-se em nível de escrita silábico alfabético, ela
consegue juntar as sílabas facilmente para realizar leitura.
A- O aluno não aceita regras, é inquieto, e tem comportamento
agressivo com os colegas. Quando contrariado pelos colegas ele bate e corre
dentro da sala. Quanto a aprendizagem ele faz algumas trocas entre as letras,
mas não tem grandes dificuldades cognitivas.
BI- A aluna é muito esperta, já lê e escreve com facilidade. Consegue
organizar-se facilmente e mostra autonomia em suas escolhas.
BR- O aluno tem mostrado um ótimo desenvolvimento cognitivo, ele
escreve e lê com fluidez. Faz tudo bem rápido e obtém sucesso em suas
atividades realizadas. Se relaciona bem com os colegas e não apresenta
problemas de comportamento.
D- A aluna é falante e realiza as atividades com rapidez. Está
sempre questionando quando tem alguma dúvida. Ela reconhece todas as letras e
lê com facilidade, embora as vezes na escrita troque algumas letras.
J- É super rápido e faz tudo corretamente. Mas por muitas vezes é
disperso e fica conversando assuntos fora do contexto da sala de aula. Gosta de
cantar músicas impróprias para o âmbito escolar.
K- A aluna é inquieta e tem dificuldade de concentração, gosta de
andar pela sala, e sabe tudo que acontece durante a aula. Ela está se
desenvolvendo bem e consegue escrever e ler palavras e pequenas frases com o
auxilio da professora.
L- O aluno é bem agitado e conversa bastante, ele já consegue ler e
escrever embora as vezes troque algumas consoantes. Quer sempre chamar atenção
e andar pela sala conversando e distraindo os colegas
M- É aluna bem dedicada e tem tudo bem organizado em seu caderno. Já
reconhece todas as letras e conseguem formar palavras com silabas simples e
algumas mais complexas.
V- O aluno é muito esperto, lê e escreve com facilidade, apenas
troca algumas letras como (x-ch, l-u). Tem comportamento inadequado e
agressivo, fala palavras inadequadas e quer chamar atenção dos colegas. Quer
sempre a atenção e afeto da professora.
VA- É uma aluna bem dedicada e organizada, já reconhece o alfabeto e
consegue formar palavras. Porém a aluna é muito insegura. Ela sempre diz que
não sabe fazer mas quando estimulada realiza as atividades com sucesso.
Ø Alunos em nível de escrita silábico
D- O aluno é extremamente inquieto, não para sentado e fala bastante
em aula. O seu desenvolvimento é lento, ele troca muitas as letras durante a
escrita. Ele parece que está sempre no mundo da lua, está sempre rindo de tudo.
G- O aluno é inquieto e indisciplinado, quando a professora chama a
sua atenção ele muitas vezes chora ou reagem com palavras inadequadas. Ele não
apresenta grandes dificuldades na escrita. Quando solicita ajuda da professora
ele exige que seja na hora, e se a professora pede para que ele espere um
pouquinho ele fica brabo e xinga.
H- O aluno é bem comportado e faz tudo que solicitado. Ele apresenta
um problema fonológico, isso atrapalha o seu processo de aprendizagem e faz com
que ele troque muitas letras. O traçado da letra no caderno também precisa ser aprimorado.
IA- A aluna é dispersa e anda muito pela sala, interage bem com os
colegas. Fala como se fosse um bebê, ela sabe falar corretamente mas parece ter
preguiça, para copiar e realizar atividades também tem dificuldade, sempre diz
que está cansada ou que não sabe fazer. Ela ainda não reconhece todas as
letras. E quando escreve utiliza varias vezes as letras do seu nome.
I- Está há pouco tempo na turma, não apresenta dificuldades.
Reconhece as letras e dá sentido aos sons.
L- A aluna ainda não reconhece todas as letras fora da ordem
alfabética e por vezes confunde letras e números, ela é bastante falante e tem
dificuldade em permanecer sentada e concentrar-se
MA- Ela é uma aluna que falta a aula constantemente, o que acaba comprometendo
bastante os seu aprendizado. É super quietinha, pouco conversa não interagem
com os demais. Em atividades em grupos ela se nega em participar. Em seu
caderno é tudo muito organizado. Troca muitas letras e tem dificuldade de
relacionar as sílabas e os sons. Ela não solicita ajuda da professora, mas
quando auxiliada mostra-se contente.
MY- É uma aluna quieta e bem organizada. Está em processo de
transição para o nível silábico alfabético. Ela é insegura e tem medo de errar.
Quer fazer tudo com perfeição no seu caderno e acaba sempre se atrasando com as
atividades.
T- É um aluno muito agitado e tem comportamento agressivo. As
atividades ele realiza com um pouco de dificuldade, mas faz tudo. Precisa mais concentração
e organização com os seu caderno.
Ø Alunos em nível de escrita pré-silábico
T- Ela não reconhece letras e nem números, não os diferencia e nem
copia. Apenas faz garatujas. Durante a tarde o seu comportamento oscila, tem
momentos que ela está super calma, já em outros momentos anda pela sala,
atira-se no chão e chama atenção dos colegas.
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